Espécie: Psittacula alexandri
Subespécie:
moustaches
A espécie psittacula alexandri não é uma ave asiática muito conhecida nem vista em muitos aviários no nosso país, mas está tornando-se muito mais popular de dia para dia. Estas aves são muito parecidas com os ring necks e os derbianos mas são menos ruidosos e têm uma boa personalidade.
Os moustache são assim que nomeado por causa das marcações na área da cara que realmente se assemelham a um moustache. A cabeça dos machos adultos é geralmente cor roxa/cinzenta com um pouco de azulado. As marcações na cara consistem numa linha preta que atravessa a testa e que atinge a ave entre os olhos e uma listra preta mais grossa que se apresenta do bico até à área da garganta em ambos os lados. A listra mais grossa que se assemelha a um moustache ou bigode. Os bicos dos machos apresentam uma cor consideravelmente cor-de-rosa, e as fêmeas têm uma coloração mais escura (preto). Existem ainda algumas diferenças entre os machos e as femeas. Os machos têm um peito muito mais colorido e brilhante que a femea, neste caso é um vermelho pálido, saumão.
Esta ave tem um tamanho médio entre os 30 e 35 cm, e tem uma esperança de vida de mais ou menos 20 a 30 anos. É relativamente fácil de se produzir em captiveiro e chega à idade adulta ou de se reproduzir em redor dos 2 anos de idade. A sua dieta é similar à maioria das espécies de psitacídeos asiáticos ou australianos como os ring necks, cabeças de ameixa, princesas de gales, etc, que consiste numa variedade de sementes, frutas e verduras.
Existe várias mutações desta esécie como o azul, o azul turqueza, o lutino, o cinamon e o arlequim. Todas estas mutações sao verdadeiramente um espanto mas ainda muito delicadas e caras.Vou expôr algumas mutções que retirei de um site,as outras fotos, ou seja, moustaches de cor selvagem são fotos das minhas próprias aves.
lutino
azul
arlequim
(fotos de mutações retiradas de um site belga)